Watana

Watana

Watana (“unidade” em língua macua) é uma associação não governamental de solidariedade, reconhecida pelo Governo do Moçambique e foi fundada em 2002 em Monapo (província de Nampula) por um grupo de ex-estudantes moçambicanos. Cinco deles fizeram diplomados na EIC (Escola Industrial de Carapira), um dos institutos técnicos e profissionais mais importantes do norte do país, melhorado e reabilitado pelo Cesvitem nos anos noventa, e então aperfeiçoaram seus estudos na Europa, graças às bolsas de estudo: dois deles (Adolfo Hilário Saquina e Jacinto Vahocha) fizeram diplomados na Itália, graças a uma bolsa de estudo doada pelo Cesvitem, enquanto o resto (Avelino Paulino Muligeque, Elias Benedito Leonardo, João Mugilahumo António) fez suas especializações em Portugal.

Quando chegaram ao Moçambique, Adolfo, Jacinto, Avelino, Elias e João começaram suas atividades como professores no EIC, oferecendo aos jovens que moravam no distrito, todas os conhecimentos adquiridos na Europa. Além disso, eles constituíram a Watana, com o escopo de promover as iniciativas em favor da infância em desvantagem.  Em 2002 a associação, após uma aprofundada pesquisa feita em Monapo, verificou a existência de mais de 3.000 crianças em precárias condições socioeconômicas.  Visando contribuir com o melhoramento dessa situação, iniciou, junto com o Cesvitem, o projeto de apoio a distancia Ohacalala, que hoje auxilia outras 600 crianças, assegurando para eles um apoio no âmbito educacional, sanitário e alimentar.

O principal campo de ação da Watana, em razão das experiências pessoais dos fundadores, é a promoção do direito ao ensino, convencidos de que investindo na formação das novas gerações é uma questão fundamental para garantir um desenvolvimento real e duradouro do Moçambique. Por uma parte, aos beneficiários do Ohacalala é garantido o acesso ao ensino primário e a possibilidade de continuar no ensino secundário, através do pagamento das taxas de inscrição e o fornecimento de material didático, livre e uniforme. Por outro lado, a associação, em estreita colaboração com as autoridades locais, partindo da Direção Distrital do Ministério de Educação, está fortemente engajada no melhoramento das escolas do distrito de Monapo, através da construção de novas salas, a realização de poços e serviços sanitários, o fornecimento de mobília e material escolar.  Neste sentido também vai à promoção de projetos produtivos, que visam o envolvimento de recursos humanos locais e a criação de oportunidades de trabalho para os jovens que completaram o seu período de ensino.

Em 2011, em colaboração com o Cesvitem, Watana promoveu os projetos Radio Monapo e Poço Iohane.

Sede

C.P. 04 Monapo, 70100 Nampula
tel: (+258) 26 620 048

Traduzido ao Português no âmbito da iniciativa de traduções gratuitas das páginas web para associações do Mondo Services. Tradutor: Sheyla Saade Marquis