Em Moçambique

Uma ponte entre Italia e Moçambique

O Cesvitem está presente em Moçambique desde o ano 1992. No ano 2003 foi autorizado a trabalhar no País pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC) e possui a própria sede central na cidade de Maputo.

A associação pertence ao GONG (rede das ONGs italianas presentes em Moçambique) e a Rede das Crianças (rede de ONGs que trabalham em prol das crianças). Colabora com vários parceiros nacionais e internacionais, seja públicos (em particular com o Ministério da Mulher e da Acção Social) que não governamentais (ONG Kulima, Watana e Médicos sem Fronteiras) e supranacionais (Programa Alimentar Mundial). O Cesvitem junto com os vários parceiros realizou nestes anos cerca de 20 projectos de desenvolvimento em várias localidades da Cidade de Maputo, Província de Sofala e Nampula no âmbito do sector educativo, formação profissional, assistência social, saúde e educação sanitária e desenvolvimento comunitário.

Actualmente estão a ser implementados quatro projectos de apadrinhamento a distância, dois directamente através da equipa local do Cesvitem (Projecto Esperança e Kukula nos bairros periféricos, na Cidade de Maputo) e outros dois através das parceiros locais (Kulima na Cidade de Maputo e Watana no Distrito de Monapo da Província de Nampula). No total os beneficiarios são cerca de 1.800 crianças e jovens e trabalham cerca de 80 operadores sociais a nível local.

Traduzido ao Português no âmbito da iniciativa de traduções gratuitas das páginas web para associações do Mondo Services. Tradutor: Sheyla Saade Marquis