Projeto Rádio Monapo

Projeto Radio Monapo

A atual sede da Radio Monapo

O projeto

Desde 2007, a Ong moçambicana Watana está engajada na gestão do Centro multimídia comunitário (CMC) de Monapo. A iniciativa, iniciada graças a um financiamento da Unesco e da Cooperação Suíça, gira em torno da Radio Monapo, uma radio comunitária capaz de transmitir diariamente doze horas de programas em português e macua, a língua local. A estação de rádio está ao ar durante os sete dias da semana, com um raio de ação de quase 70 km. Desde 2007, aos microfones se tem alternado de forma gratuita 29 voluntários entre 23 e 38 anos, todos residentes da zona de Monapo.  Além da rádio, o CMC está dotado com uma sala de computador que permitiu a organização de cursos de informática com uma participação de 74 pessoas até agora.  Até hoje, os ingressos pelos cursos, pelo serviço de fotocopias e pela publicidade transmitida pela radio permitem de cobrir apenas as despesas de luz e fone e também o salário de um zelador noturno.

O CMC tem sua sede em um velho prédio sob a administração do distrito. No entanto, a estrutura está cheia de térmitas, com um risco constante de colapso e danos aos equipamentos. É por isso que a Watana planejou a construção de uma nova sede, aproveitando a oportunidade para potenciar o Centro com uma papelaria e um bar, a fim de torná-lo em um lugar de encontro e troca de notícias. Os ingressos obtidos destas atividades também vão permitir, além de melhorar as atividades e garantir um salário mínimo ao pessoal da radio, criando novas oportunidades de trabalho.

O novo CMC vai ser construído sobre um terreno de quase 1.600 metros quadrados , sobre o qual vão ser construídas três estruturas: uma área radiofônica (4 locais para um total de 105 m2), uma área informática (3 locais para um total de 68 m2) e uma área recreativa (4 locais para um total de 45 m2). Para o rádio vai ser criado um estúdio de gravação equipado com misturador, leitores DVD e gravador cassete, dois microfones. Os jornalistas voluntários vão ter uma moto e três bicicletas e também trabalharão em cursos de formação ad hoc sobre todas as questões técnicas e jornalísticas, relacionadas com a gestão da radio.  Sala informática vai ser melhorada com mobília nova e equipamentos para colocar dez postos de PC com conexão a Internet (mesas, cadeiras, computadores, programas, uma impressora, 5 toner, um vídeo projetor, 50 canetas para quadros e 100 cd).  Na zona recreativa vai ficar um bar, dotado, além de todos os equipamentos indispensáveis (mobília, eletrodomésticos, talheres e diversos utensílios), de TV, leitores cd, radio e futebol de mesa. Na gestão do bar vai trabalhar uma equipe de cinco pessoas meio tempo (um gestor, dois cozinheiros e dois camareiros). O serviço de fotocopias está funcionando e vai ser melhorado com a criação de uma papelaria, confiada a um gestor tempo completo.  O projeto vai ter uma duração de 18 meses.

Traduzido ao Português no âmbito da iniciativa de traduções gratuitas das páginas web para associações do Mondo Services. Tradutor: Sheyla Saade Marquis