Projeto Centro Comunitário Xipamanine

O projeto

Desde novembro de 2006 o Cesvitem lançou em Moçambique o projeto de apoio a distancia Ku kula, visando favorecer um crescimento integral das crianças e os jovens até vinte anos, residentes de Xipamanine, bairro periférico da capital Maputo.

Atualmente, Kukula funciona provisoriamente em um local fornecido pela uma paróquia do bairro. No entanto, ainda é necessário, para melhorar as atividades, encontrar uma sede mais apropriada sob o ponto de vista logístico e ambiental.  Além disso, em Xipamanine não existe um espaço onde os jovens possam se encontrar para realizar atividades lúdicas, recreativas e culturais. Daí, nasce a idéia de construir uma estrutura polivalente que possa funcionar como ponto de referencia para Ku kula e como centro comunitário ao serviço dos moradores do bairro, onde se possa realizar serviços educacionais (biblioteca, cursos de repetição, cursos de alfabetização), formativos (laboratórios), sanitários (ambulatório, farmácia, atividades de informação e sensibilização) e atividades de animação social em beneficio de toda a comunidade.

Com esse propósito, o Cesvitem Moçambique identificou um terreno de 704 metros quadrados limites entre os bairros de Xipamanine e Chamanculo.  Nesse terreno tem algumas construções quase derrubadas que vão ser totalmente abatidas antes de construir o novo centro.

A estrutura vai ter uma superfície total de 525 metros quadrados e vai ficar dividida em três blocos. No primeiro vão funcionar a recepção, uma sala de espera, o consultório e farmácia, dois escritórios, os serviços sanitários para o pessoal, uma loja, uma cozinha e um refeitório. O segundo bloco vai ter duas salas multifuncionais e os serviços sanitários para os usuários.  Finalmente, no terceiro bloco vau ter uma enorme sala polivalente e um dossel. No primeiro ano de atividades, os trabalhos estavam concentrados na construção do segundo bloco, especificamente na construção das duas salas multifuncionais para criar imediatamente um espaço para o desenvolvimento das atividades.

Traduzido ao Português no âmbito da iniciativa de traduções gratuitas das páginas web para associações do Mondo Services. Tradutor: Sheyla Saade Marquis