Projeto Ku kula

  • S
  • A
  • a

Projeto Kukula: atividades

Atividades

As atividades, coordenadas pela representação do Cesvitem em Moçambique, são geridas por uma equipe de operadores locais, cada um dos quais segue um núcleo de crianças e jovens, junto com suas famílias. Especificamente, o projeto visa:

  • Garantir a inscrição no registro: o fenômeno das crianças não inscritas no registro é particularmente comum nas zonas rurais como no distrito de Monapo, embora o certificado de nascimento e o bilhete de identidade sejam documentos indispensáveis, particularmente para ter acesso aos serviços educacionais. O projeto encarrega-se da inscrição no registro das crianças que ainda não estão cadastradas, assumindo as despesas e fazendo os processos burocráticos.
  • Garantir o acesso ao ensino primário: convencidos de que a escolarização é fundamental para o melhoramento das condições de vida, o projeto promove o acesso ao ensino primário encarregando-se das despesas escolares (taxa de inscrição, material didático, uniforme, livros de texto). Além disso, os funcionários verificam com os professores o andamento das crianças, estimulando a família para apoiarem nos estudos.
  • Incentivar o acesso ao ensino secundário: incentiva-se o acesso dos beneficiários ao ensino secundário ou aos institutos técnico-profissionais, garantindo o pagamento das despesas escolares (taxas de inscrição, material didático, uniforme, contribuição por hospedagem e alimentação para os estudantes que moram em vilarejos muito longe da escola).
  • Fornecer assistência sanitária; se prevê o pagamento de todos os custos relacionados com serviços sanitários (consultas, medicamento, analise e hospitalização), e não só isso, em caso de emergência, as despesas de transporte até o mais próximo centro de saúde.
  • Contribuir com a segurança alimentar das famílias: se prevê o fornecimento periódico de alimentos básicos, além de incentivar os cultivos domésticos através do fornecimento de um kit agrícola contendo sementes e ferramentas.
  • Distribuir roupas e sapatos: uma vez por ano são distribuídos aos beneficiários sapatos e roupas, fazendo com que as famílias possam poupar e as crianças possam freqüentar a escola sem ser alvo de discriminação por causa das suas roupas.  

Traduzido ao Português no âmbito da iniciativa de traduções gratuitas das páginas web para associações do Mondo Services. Tradutor: Sheyla Saade Marquis