O nosso compromisso

Transparência e eficiência

A partir de 2010, o Cesvitem entrou para a Lista de organizações Sad, criada pela Agência italiana para o non profit, tendo aderido às Linhas gerais para o apoio a distancia emitida pela mesma Agência, o órgão máximo de controle e promoção da organizações sem fins lucrativos em Itália. O Cesvitem está comprometido com os princípios definidos nas Linhas gerais, para garantir transparência e qualidade em projetos, informações claras e completas sobre as contribuições para apoiar as crianças e suas comunidades.

Além disso, aderindo desde 2000 à Carta de Princípios da Sad e da Carta dos critérios de qualidade da Sad, os dois códigos de conduta elaborados pelas associações do sector, o Cesvitem está engajado no uso de 80% dos fundos nas atividades planejadas, empregando apenas 20% nas despesas de gestão na Itália (atividades de promoção e sensibilização, impressão e encaminhamento da publicação Il Girotondo, as missões de monitoramento, a certificação dos balanços, administração, despesas telefônicas, bancárias e postais).  Em alguns casos especiais, uma parte dos fundos (até um máximo de 5%), voltado às atividades planejadas, pode ser empregada nas iniciativas de desenvolvimento comunitário.

As contribuições não são encaminhadas diretamente as crianças ou as famílias, mas são juntados e enviados mensalmente aos coordenadores locais dos projetos, que utilizam esses recursos para o desenvolvimento das atividades planejadas. Dessa forma, além de ter a garantia de um uso correto do dinheiro coletado, é possível envolver e beneficiar também aquelas crianças que ainda não recebem formalmente uma manutenção a distancia por um padrinho.

Para torná-lo o mais transparente possível o trabalho da associação, atualizações e novidades dos projetos, além de demonstrações financeiras auditadas, são publicados no jornal Il Girotondo, enviado três vezes por ano a todos os assinantes, e no site www.cesvitem.org.

Traduzido ao Português no âmbito da iniciativa de traduções gratuitas das páginas web para associações do Mondo Services. Tradutor: Sheyla Saade Marquis